Rio projeta recorde de eventos e turismo em 2025

show de Madonna em Copacabana pode entrar para o Guinness World Records

Cidade receberá mais de 550 eventos, incluindo Brics, Web Summit e shows internacionais de Lady Gaga, Shakira e Sting

O Rio de Janeiro se prepara para um 2025 histórico no turismo e na realização de eventos. Nos primeiros cinco meses do ano, a cidade já tem confirmados pelo menos 36 congressos, 17 feiras, 16 competições esportivas, oito festivais e 14 grandes shows internacionais, incluindo Lady Gaga na Praia de Copacabana, além de Shakira e Sting.

O crescimento do setor vem impulsionado por um réveillon com números impressionantes e pelo potencial turístico da cidade, que tem atraído tanto visitantes de lazer quanto de negócios. O turismo projeta um crescimento de 20% no número de eventos em comparação com 2024.

Alta na movimentação de turistas

O impacto positivo já é percebido em diferentes setores da economia. O aeroporto RIOgaleão prevê, para janeiro, a maior movimentação mensal de passageiros internacionais da história, superando os recordes de 2019. A Rodoviária do Rio também projeta crescimento, estimando um aumento de 1,5% no número de passageiros em relação ao ano passado.

A rede hoteleira, que já havia superado os números pré-pandemia, espera um avanço de 4% a 5% na ocupação em 2025. Já o Píer Mauá, principal terminal de cruzeiros da cidade, projeta um aumento de 5% na ocupação dos navios para a temporada outubro 2025/abril 2026.

Eventos impulsionam economia e visibilidade global

Em 2024, o Visit Rio contabilizou 459 eventos na cidade. Para 2025, a projeção já é de 551 eventos, um salto significativo que deve atrair cerca de 2,5 milhões de participantes e gerar uma receita estimada de US$ 667 milhões (mais de R$ 4 bilhões). Entre os eventos confirmados estão:

  • 41° Mundial de Ginástica Rítmica (agosto)
  • Web Summit (abril)
  • 13° Global Spine Congress (maio)

Além disso, o Rio de Janeiro sediará, em julho, a cúpula do Brics, reunião de chefes de Estado dos países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O prefeito Eduardo Paes criou um comitê para organizar um calendário de eventos ao longo do ano relacionados à presidência brasileira do grupo, ampliando ainda mais a visibilidade internacional da cidade.

Recorde no movimento de passageiros

O crescimento do turismo já se reflete no fluxo de passageiros. Em 2024, o RIOgaleão registrou um recorde histórico de 4,7 milhões de passageiros internacionais. Para janeiro de 2025, as projeções indicam um crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2024, alcançando 596.309 viajantes internacionais.

Somando os passageiros domésticos, a movimentação no aeroporto deve crescer 16,9% neste primeiro mês do ano, consolidando o Rio como um dos principais polos turísticos do mundo.

Com uma agenda intensa e um cenário otimista, 2025 promete ser um ano de destaque para o Rio de Janeiro, consolidando a cidade como um dos destinos mais procurados do mundo para turismo, negócios e grandes eventos

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…

Orla Rio © 2025 - Todos os direitos reservados
Estúdio Sync