Você sabia que o Circo Voador começou no Arpoador?

Dia de Iemanjá será celebrado no Arpoador

Um dos locais mais visitados da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, tem uma história não muito antiga. No entanto, bastante rica. O Circo Voador é um símbolo de que a arte sempre pode mais.

O Circo foi inaugurado em 1982, na praia do Arpoador, em Ipanema. O palco teve como principal motivador o desejo de jovens artistas, que queriam um lugar para divulgar a arte.

Alguns membros de grupos teatrais, entre eles Evandro Mesquita, Regina Casé e Luis Fernando Guimarães, deram o pontapé inicial. Esses e outros artistas fizeram, em 1982, quando o Brasil ainda vivia uma ditadura militar, a Surpreendamental Parada Voadora, que com diversas manifestações artísticas, saiu da Praça Nossa Senhora da Paz, em Copacabana, e foi até o Arpoador. A manifestação atraiu um bom público.

A ideia inicial era manter o Circo Voador funcionando por um mês. Durou três. E só não durou mais porque a fiscalização desarmou a lona. Entretanto, o show não acabou. A trupe, liderada pelo ator e promotor de eventos português Perfeito Fortuna saiu pela cidade (principalmente no Morro do Alemão) fazendo mutirões para reformar, construir e animar creches e associações de moradores.

Depois de algum tempo e com esforço dos artistas, em outubro de 1982, a Prefeitura destinou alguns de seus terrenos para que um fosse escolhido e o Circo Voador instalado. O eleito foi na Lapa, próximo aos Arcos.

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…