Um dia de reflexões sobre a Praia do Futuro, confira como foi a live!

O Projeto Recomeço, que começou em maio, chegou a sua última fase com a campanha #PraiaDoFuturo cujo objetivo é refletir sobre o que esperar para o mundo pós-pandemia. Será que as pessoas vão agir de forma diferente e adotar novos hábitos na praia? De que maneira será a relação das pessoas? Que mudanças entrarão permanentemente na nossa vida? 

Essas e outras questões sobre o futuro da praia foram debatidas em uma super live que aconteceu nesta quarta-feira,12, Dia Internacional da Juventude. O evento contou com bate-papos, transmitidos ao longo do dia pelo YouTube, e um show de encerramento com a Família Cristelo. As discussões sobre o dia a dia da praia no pós-pandemia foram divididas em quatro temas centrais: Esportes, Sustentabilidade, Turismo e Moda, Cultura e Comportamento

Os principais pontos de cada tema foram retomados no debate final que contou com a participação do presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto, o vice-presidente, Guilherme Borges e o sócio-diretor da FSB Comunicação, Rodrigo Pinotti. A mediação do debate foi realizada pela gerente de Comunicação da Orla Rio, Ana Carolina Melo.

João Marcello Barreto deu o pontapé inicial ao debate falando sobre o Projeto Recomeço, desde a idealização, lembrando as campanhas #SaudadedaPraia e #DeVoltaPraPraia, os desafios vividos durante o isolamento, as ações desenvolvidas e finalmente a #PraiadoFuturo que é a última etapa do projeto. Barreto ressaltou também a construção do guia para reabertura da orla, construído com apoio de especialistas em saúde, e o Curso de Capacitação, desenvolvido em parceria com a Univeritas e a GoKursos, que está disponível gratuitamente até dia 31 de agosto. Ele destacou o compartilhamento do curso e das ideias do Projeto Recomeço aos barraqueiros de Recife, antecipando também a abertura da última fase de flexibilização da Prefeitura do Rio de Janeiro, prevista para esta sexta-feira, 14.  

Rodrigo Pinotti falou sobre as conversas iniciais para o desenvolvimento do projeto, lembrando que o objetivo sempre foi pensar o retorno de uma maneira consciente. Ele recordou as ações informativas nas praias, feitas em parceria com a Rádio Tupi e a importância das ações de comunicação. 

Esportes

Com a pandemia a preocupação com a saúde cresceu. Durante o debate os convidados reforçaram algumas ideias apresentadas no painel de Esportes como o fortalecimento do esporte ao ar livre, sobretudo na praia. Guilherme Borges ressaltou que os quiosques já possuem uma estrutura com mercadorias à venda para hidratação, além de dispor de banheiros, pias, redes e ações de incentivo ao esporte. João Marcello comentou sobre um projeto de fazer um quiosque academia por praia, com subsolo, banheiros, equipamentos e toda infraestrutura montada para os atletas.

Sustentabilidade

A percepção de que o meio ambiente “respirou” durante o isolamento provocou uma série de reflexões, entre elas a importância de pensar e construir o futuro hoje. Barreto reforçou a ideia de educação ambiental, de trabalhar as crianças e falou sobre o projeto Recicla Orla. Ele antecipou alguns projetos que já estão no horizonte como o Escola de Praia, que tem um dos viés a sustentabilidade, e a construção de mobiliário de praia com materiais reciclados. 

Turismo

Um dos setores duramente afetados pela pandemia, o ecossistema de turismo aposta na criatividade para retomar as atividades. Os convidados do painel falaram sobre diversos pontos importantes que foram resgatados no debate final, como os novos protocolos de atendimento, projetos de incentivo, valorização dos destinos próximos, aumento da movimentação das pessoas dentro do estado. Rodrigo Pinotti ressaltou o fato de as praias do Rio de Janeiro serem uma referência, tanto dentro como fora do Brasil, neste sentido há uma responsabilidade maior de fazer tudo certo. 

Moda, Cultura, Comportamento

Encerrando os temas do debate, João Marcelo explicou como vai ser o projeto do quiosque Alalaô, que tem como objetivo levar a arte para o ambiente da Praia. Barreto destacou  a importância de pensar fora da caixa, principalmente neste momento de transformação, entendendo que o quiosque pode ir além da comida, proporcionando experiências. Já Guilherme falou também da importância de apoiar a cultura e lembrou do apoio dado pelos quiosques aos músicos, uma classe que também sofreu bastante com o impacto do isolamento. Outro ponto mencionado foi a questão da acessibilidade, que é um pilar muito importante para que a praia seja de fato democrática. Sobre isso, João Marcello lembrou do apoio da Orla Rio ao projeto Praia Para Todos, além de outras iniciativas. 

Confira a live Praia do Futuro na íntegra no canal da Orla Rio no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=8SQ1ILPdphI

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…