Orla Rio colabora com campanha Praia Urgente

Teve início, no último domingo (02/02), a campanha Praia Urgente, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) da Prefeitura do Rio que visa estimular a consciência ambiental, promovendo mutirões para a limpeza das praias da cidade.
A primeira etapa consistiu na travessia ecológica em stand up paddle, caiaques e canoas havaianas, e contou com aproximadamente 80 voluntários, que recolheram lixo no mar desde a Praia de Ipanema até o Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente Bernardo Egas, o engajamento da sociedade é imprescindível para o desempenho da campanha. “Somente no dia do lançamento, a travessia ecológica até as Ilhas Cagarras, organizada pelo projeto Stone House, teve a adesão de 50 voluntários. Além disso, 30 pessoas ainda se inscreveram para ficar em terra para fazer a coleta dos resíduos”, afirmou.
O secretário afirmou ainda que no lançamento da campanha, apenas na areia da praia, após uma triagem dos resíduos, foram coletados 134 copos descartáveis,18 garrafas de vidro,138 tampinhas, 49 anéis de plástico, 45 garrafas pet, 42 canudos de papel, 564 canudos plásticos, 70 talheres plásticos, 78 tampinhas de metal e 5 latinhas.
O Recicla Orla – projeto da Orla Rio que consiste na colocação e operação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis em toda a orla do Rio de Janeiro – também teve importante participação no evento ao garantir o recolhimento e a correta destinação dos resíduos.
Rodrigo Abreu, Diretor de Sustentabilidade da Orla Rio, destacou a importância da iniciativa: “Eventos como esses visam educar, conscientizar e engajar os frequentadores da praia, o comércio local e moradores do entorno, para que haja mais preocupação e conscientização de todos sobre como estamos afetando negativamente a natureza. Neste evento, o Recicla Orla participou destinando corretamente os materiais recicláveis”, disse.
Além da Orla Rio, a campanha conta com a parceria da Route, Verde Mar, Stone House e Pegada do Bem, projetos voltados para a preservação do meio ambiente. Nos próximos finais de semana (sábado ou domingo) as praias de São Conrado, Copacabana, Leblon, Barra da Tijuca, Reserva, Recreio, Flamengo, Botafogo e Urca também serão contempladas na ação. Paquetá e Ilha do Governador receberão ações pontuais.
“Não temos a pretensão de limpar a praia inteira, de chegar e resolver o problema. É uma ação educativa, de conscientização, de mobilização, para dar o exemplo e mostrar a importância do meio ambiente. Temos que ter um uso responsável da praia”, acrescenta Bernardo Egas, lembrando que assim como o Praia Urgente, o programa Recicla Orla é instrumento para fazer a sinergia entre a sociedade e o meio ambiente.




VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…

Conheça o conceito ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizados pela Orla Rio
Nos últimos anos, a Orla Rio vem investindo em programas de ESG [Environmental (Ambiental) , social (Social) and corporate governance (Governança corporativa)] em sua cultura. E cada vez mais apresen...

Rio recebeu mais de 240 mil turistas internacionais em janeiro de 2025
Vitrine do Brasil no exterior, o Rio de Janeiro recebeu 240.151 turistas internacionais em janeiro de 2025. O número é 46% superior ao registrado no mesmo período do ano passado,