Orla na História: Hotel Nacional

Hoje, em nosso passeio pela histórica orla carioca, chegamos ao bairro de São Conrado. Lá, encontramos uma fabulosa construção, um verdadeiro símbolo da cultura da cidade, estamos falando do Hotel Nacional.
O Hotel Nacional foi fundado em 1972, pelo empresário José Tjurs. O imponente projeto, de estilo vanguardista, é de autoria de lendário arquiteto Oscar Niemeyer. Já seus jardins e paisagismo foram idealizados por Burle Marx.
No planejamento original estavam previstos 55 andares. No entanto, foram construídos 34 pavimentos nos 80 mil metros quadrados. Seu antigo centro de convenções tinha capacidade para 2.800 pessoas e um teatro para 1.400 espectadores, onde se apresentaram artistas renomados como Liza Minnelli, B. B. King e Tim Maia.
Em 1995, o Hotel foi fechado e o imóvel passou para as mãos da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda.
O estabelecimento foi tombado em 1998. Entretanto, esse período não tão bom para o Hotel. Com dificuldades financeiras, a rede de hotéis Horsa, proprietária do Nacional na época, vendeu o hotel para a empresa Interunion Capitalização.
No ano de 2003, Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, manifestou interesse em reformar o Hotel, contudo, a ideia não foi adiante. Em 2009, o Hotel Nacional foi arrematado por R$ 85 milhões pelo empresário Marcelo Gonçalves.
Após anos fechado, o Hotel começou a ser restaurado em março de 2015. A rede espanhola de hotéis Meliá assumiria a gestão do Hotel Nacional por 20 anos. O Hotel foi reinaugurado no dia 15 de dezembro de 2016 com o nome Gran Meliá Nacional Rio de Janeiro.
Porém, em março de 2018, 15 meses após a sua reinauguração, o grupo Meliá Hotels International encerrou suas operações no edifício. Passado mais de um ano, um novo capítulo começou em outubro de 2019, quando o Hotel Nacional reabriu suas portas sob direção da WAM Hotéis e Resorts, seguindo, assim, como um dos estabelecimentos mais históricos e charmosos da orla do Rio de Janeiro.
E você, já se hospedou no Hotel Nacional?
Leia também:
Orla na História: Copacabana Palace
Orla na História: Forte Duque de Caxias
Orla na História: Forte de Copacabana
VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…

Rio recebeu mais de 240 mil turistas internacionais em janeiro de 2025
Vitrine do Brasil no exterior, o Rio de Janeiro recebeu 240.151 turistas internacionais em janeiro de 2025. O número é 46% superior ao registrado no mesmo período do ano passado,

Orla Rio marca presença em evento sobre impacto e sustentabilidade no Impact Hub
No último dia 12 de fevereiro, a Orla Rio participou de um evento especial no Impact Hub Rio, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. O encontro reuniu empreendedores e profissionais