Imortalizados na orla: Dorival Caymmi

Seguindo nosso passeio pela orla mais linda do mundo, continuamos no posto 6 de Copacabana. Há poucos metros da estátua de Carlos Drummond de Andrade, encontramos mais um personagem icônico da cultura brasileira. Hoje falaremos sobre Dorival Caymmi.

Dorival Caymmi

Dorival Caymmi (1914 – 2008) foi um cantor, compositor, violonista, poeta e pintor brasileiro. Nascido em Salvador, Caymmi foi fortemente inspirado pelos hábitos, costumes e tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, o cantor desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica.

Seu primeiro grande sucesso foi  “O que é que a baiana tem?”, cantado por Carmen Miranda em 1939. A música marca não apenas o começo da carreira internacional da Pequena Notável vestida de baiana, mas influenciou também a música popular brasileira como um todo. Outros grandes sucessos do cantor são “Maracangalha”, “Marina”, “O Mar” e “Suíte do Pescador”.

Dorival Caymmi faleceu aos 94 anos, em sua casa, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele sofria de insuficiência renal e teve falência múltipla dos órgãos.

Estátua

A estátua de Dorival Caymmi, inaugurada em 2008, está localizada no calçadão da Praia de Copacabana, ao lado da Vila de Pescadores, no Posto 6. Nela o artista, que era morador do bairro, está de pé, carregando o seu inseparável violão e saudando quem passa.

VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…