Do Leme ao Pontal: Praia da Barra

A praia da Barra está localizada no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, entre a praia do Pepê e praia da Reserva. A região tem como bairros vizinhos Itanhangá, Camorim, São Conrado, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Curicica e Joá.
A Barra da Tijuca era originalmente um complexo de dunas, imprópria para o plantio, permanecendo desocupada até meados do século XX, sendo frequentada apenas por pescadores. A ocupação efetiva da região deu-se inicialmente pelas suas extremidades, nos atuais sub-bairros Barrinha e Jardim Oceânico.
O grande marco do início do desenvolvimento da Barra foi o projeto urbanístico encomendado junto ao famoso arquiteto e urbanista Lúcio Costa. O Plano Piloto da Barra da Tijuca de 1969, similar ao Plano Piloto de Brasília, marcou definitivamente o início do estilo de vida do bairro.
A praia da Barra da Tijuca é a principal praia da região e estende-se ao longo da Avenida Lúcio Costa até o Recreio dos Bandeirantes. É a maior praia do estado do Rio de Janeiro com dezoito quilômetros de comprimento. A partir da Avenida Ayrton Senna a praia não possui calçadão, por ser uma região de preservação ambiental.
Tem ondas fortes, tubulares e muito boas para a prática do surf e do bodyboarding. Nela são realizadas diversas etapas de campeonatos como WT. Suas areias são brancas e finas. Nas imediações, situa-se a Reserva de Marapendi.
Os principais esportes praticados no mar da praia da Barra são a pesca, kitesurf, bodyboard, windsurf, surf e stand up paddle (principalmente a travessia das Ilhas Tijucas). Na areia é muito comum encontrar pessoas praticando esportes como futebol de areia, futevôlei, altinha, vôlei, frescobol, slackline, além das caminhadas no calçadão e andando de bicicleta ao longo da ciclovia.
E que tal aproveitar para conhecer os quiosques da Orla Rio na região? São aproximadamente 50 estabelecimentos com opções para todos os gostos e públicos. Destacamos o Hula Hula com seu bowl de poke havaiano; o Joilton com o famoso pastel de camarão; o Seu Vidal com o maravilhoso açaí com espuma de paçoca e o Clássico Beach Club Downwind e suas iscas de peixe empanadas na farinha panko.
Assim que a epidemia de Coronavírus estiver contida, não deixe de visitar a praia da Barra e o seu quiosque favorito! Mas, por enquanto, a hora é de conscientização. Fique em casa.
Leia também:
Do Leme ao Pontal: Praia do Pepê
Do Leme ao Pontal: Praia da Joatinga
Do Leme ao Pontal: Praia de São Conrado
Do Leme ao Pontal: Praia do Vidigal
Do leme ao Pontal: Praia do Leblon
Do Leme ao Pontal: Praia de Ipanema
Do Leme ao Pontal: Praia do Arpoador
Do Leme ao Pontal: Praia do Diabo
Do Leme ao Pontal: Praia de Copacabana
Do Leme ao Pontal: Praia do Leme
VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…

Rio recebeu mais de 240 mil turistas internacionais em janeiro de 2025
Vitrine do Brasil no exterior, o Rio de Janeiro recebeu 240.151 turistas internacionais em janeiro de 2025. O número é 46% superior ao registrado no mesmo período do ano passado,

Orla Rio marca presença em evento sobre impacto e sustentabilidade no Impact Hub
No último dia 12 de fevereiro, a Orla Rio participou de um evento especial no Impact Hub Rio, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. O encontro reuniu empreendedores e profissionais