Monumento Natural das Ilhas Cagarras completa 15 anos e ganha novo trecho oceânico na Trilha Transcarioca

Neste domingo 13 de abril, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) comemorou 15 anos de dedicação à preservação ambiental, com direito a festa e grandes novidades! Conhecido carinhosamente pelos cariocas, o arquipélago que é um dos maiores símbolos de biodiversidade marinha da cidade, ainda carrega o título de Hope Spot (Ponto de Esperança), o único do Rio de Janeiro.
Para marcar a data, o evento contou com o anúncio de um novo trecho oceânico da Trilha Transcarioca, que vai integrar ainda mais a natureza da região à nossa famosa orla carioca. E como todo aniversário que se preze, a celebração teve várias surpresas! Teve bolo temático, exposição fotográfica, e até uma “sereia” dando aula de educação ambiental!
Os visitantes, que passaram pela colônia de Pesca Z13, em Copacabana, puderam conferir uma exposição de exemplares marinhos como estrelas-do-mar, esponjas e até um tubarão, tudo cedido pelo acervo do Museu Nacional. Além disso, o Projeto Ilhas do Rio/Instituto Mar Adentro e o Instituto Mar Urbano prepararam uma mostra fotográfica e maquetes que representavam o arquipélago, para quem passava pela região.
A cereja do bolo foi uma piscina montada na praia, com animais marinhos vivos, como baiacus, ouriços-do-mar e estrelas-do-mar. Sob o comando da bióloga Luciana Fuzetti, que se vestiu de sereia, os pescadores Marcos Santana e Marcos Antônio de Sousa deram uma verdadeira aula de pesca artesanal e sustentável, interagindo com o público e transmitindo conhecimentos preciosos sobre o mar que tanto amamos.
Agora, com o novo trecho da Trilha Transcarioca, as Ilhas Cagarras vão ficar ainda mais próximas dos cariocas e turistas que querem descobrir essa maravilha natural. Se você ainda não visitou, está mais do que na hora de se conectar com esse pedacinho de paraíso!
VOCÊ VAI GOSTAR DE VER TAMBÉM…

Orla Rio Apoia o almoço de Páscoa: uma celebração de solidariedade e sustentabilidade na Catedral Metropolitana do Rio
No próximo dia 20 de abril de 2025, a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no coração do Centro do Rio de Janeiro, será palco de um evento que une fé,

ESG: Orla Rio fortalece parceria com o Horto Carlos Toledo Rizzini em ação pela regeneração ambiental
Nesta quinta-feira (11), a Orla Rio deu mais um importante passo em seu compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Dando continuidade ao projeto de recuperação